O verão está chegando e muitas pessoas costumam se queixar das varizes, aquelas veias azuladas ou arroxeadas que aparecem nos membros inferiores, especialmente porque elas causam um incômodo estético, fazendo com que muitos deixem de usar vestidos curtos, shorts e bermudas.
Chamadas de varizes, essas veias são reclamação constante de pacientes nos consultórios do médico vascular, mas você sabe como elas surgem?
Entenda mais sobre as varizes
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, as varizes atingem mais de 35% da população adulta, tendo maior presença nas mulheres.
Elas são veias que se dilatam e podem ser de pequeno, médio ou grande calibre. Para exemplificar melhor, imagine que nosso coração bombeia sangue por todo o nosso corpo através das artérias, para que o sangue volte ao coração as veias desempenham um papel importante, elas têm uma espécie de válvula, que “jogam”o sangue da parte inferior do corpo para a superior e depois se fecham para que esse sangue não retorne.
Com o tempo e devido alguns fatores hereditários e externos, essas veias começam a perder a elasticidade e acabam dilatando e as válvulas não se fecham com a eficiência necessária. Essas veias ganham a aparência arroxeada ou azulada que fica visível na pele e causam desconforto estético. É assim que surgem as varizes
Causas
Quando falamos em causas das varizes, devemos levar muitos aspectos em consideração como:
- Histórico familiar: a predisposição genética podem desenvolver o problema com mais frequência;
- Idade: com o tempo é comum que as veias se tornem mais elásticas, por isso a incidência de varizes é maior depois dos 70 anos, por exemplo;
- Estilo de vida: pessoas acima do peso ou quem leva uma vida sedentária podem ser causas de varizes, especialmente se você fica muito tempo sentada ou de pé.
Vale lembrar que em muitas pessoas as varizes não causam sintomas funcionais, porém incomodam esteticamente. Se você se sente incomodada com seus vasinhos, não se preocupe pois existem tratamentos, inclusive alguns menos invasivos, sem cirurgia.
Agende uma consulta agora mesmo, faça sua avaliação e diga adeus às varizes.