Dr. Marcos Vinícius – Médico Vascular

Dor nas pernas : quando me preocupar?

Causa comum em muitos consultórios médicos, a dor nas pernas tem origem e causa diversa. Ela pode vir de repente ou ser recorrente, ser sentida em forma de pontada, pressão ou até mesmo com a sensação de peso.

O importante é tentar identificar quando essa dor começou e qual a causa, para aí sim entender se você deve se preocupar. 

Causas comuns de dor nas pernas

Procure responder algumas perguntas antes de tentar identificar a causa de sua dor:

  • A dor começou quando?
  • É uma dor persistente (contínua) ou ela vai e volta?
  • Há alguma dor além da dor nas pernas? Ex: dor na lombar ou na coluna
  • Ela começou depois de algum esforço físico ou de alguma lesão (torção, batida)

Respondidas essas perguntas, fica mais fácil determinar se é preciso procurar um médico e qual especialidade buscar. 

Atividade física

Sabe aquela caminhada de horas ou uma ida a um parque de diversões ou até mesmo aquela caminhada ou corrida que você iniciou, esforço excessivo é uma causa comum de dor nas pernas. 

Pode iniciar logo após a atividade e aumentar de intensidade. Normalmente, a dor desaparece após descanso e com o tempo e frequência na atividade física, as dores diminuem.

Caso a dor persista ou fique intensa a ponto de atrapalhar sua rotina, busque um profissional.

Problema na coluna

Você já sentiu aquela dor que parece iniciar na coluna e “irradiar” para a perna? Muita gente acredita que essa é uma dor no nervo e se automedica buscando o alívio, mas a verdade é que a região apresenta muitas conexões e de fato a sua dor pode ter início na coluna. 

Entre os problemas mais comuns estão inflamação no ciático, hérnia de disco ou outras causas. O ideal é procurar um médico que te ajude a identificar a causa e fazer o tratamento.

Dor nas pernas tipo peso, cansaço ou inchaço

Caso a sua queixa tenha alguma dessas características é bem provável que o problema tenha causa vascular. Pode ser má circulação, ou algo mais complicado. Neste caso, o ideal é que você procure um médico vascular, para receber a orientação adequada, como avaliação clínica e ultrassom com doppler colorido, que pode ser feito na hora da consulta. 

Outro ponto de atenção é se a dor nas pernas vem acompanhada de vermelhidão ou alteração na coloração da pele. Esses sintomas podem ter relação com infecções da pele (como erisipela ou celulite).

Se você tem varizes ou vasinhos e sente dor na região a avaliação com vascular também é necessária, isso porque quando acompanhadas de dor, esses problemas indicam inflamação e devem ser tratados. 

Se você sentir dor nas pernas com queimação ou dormência, acompanhada de inchaço, vermelhidão ou descoloração da pele, é importante procurar ajuda médica imediata. Agende uma consulta agora mesmo.

Fale conosco

Últimos artigos