O laser é uma tecnologia que veio para possibilitar tratamentos cada vez menos invasivos e muito eficaz para tratamento de varizes e vasinhos, oferecendo benefícios bastante significativos, principalmente quando comparados aos métodos mais tradicionais de tratamento.
O laser para tratamento de vasinhos e varizes
O laser tem sido utilizado para eliminar as microvarizes, vasinhos e até mesmo as veias mais varicosas e calibrosas, como a safena, quando danificadas, fazendo com que o sangue seja redirecionado para veias mais saudáveis.
O objetivo principal do tratamento a laser é eliminar os vasos danificados, aliviando os sintomas, eliminando a dor e evitando cortes e cicatrizes que uma cirurgia vascular tradicional pode trazer.
Tipos de Laser utilizados para tratamento vascular
Existem dois principais tipos de lasers utilizados para cirurgias vasculares: o laser transdérmico e o laser endovenoso. Cada um deles possui características e indicações específicas.
Utilizado para tratar vasinhos e varizes superficiais.
Além de ser um tratamento minimamente invasivo, esse tipo de tecnologia possibilita tratar vasinhos muito pequenos com alta precisão. O tempo de recuperação é curto, fazendo com que os pacientes possam voltar às suas atividades quase que imediatamente após o treinamento.
O laser transdérmico emite uma luz que penetra a pele e aquece as veias superficiais, fazendo com elas se contraiam, aqueçam e ocorra a oclusão do vaso, sem nenhum dano à pele.
O procedimento é realizado em consultório.
Utilizado para tratar varizes maiores, mais profundas e calibrosas.
Este procedimento envolve a inserção de uma fibra ótica diretamente na veia afetada, através de pequena incisão na pele. A fibra emite energia laser que aquece e fecha a veia por dentro, fazendo com que ela colapse e seja reabsorvida pelo corpo ao longo do tempo.
É recomendado que esse tipo de tratamento seja realizado no centro cirúrgico para maior segurança do paciente, também pode ser usado anestesia local. Apesar da pequena incisão, ele ainda é um tratamento minimamente invasivo, diminui os hematomas do procedimento e tem um pós-operatório mais confortável, com menos dor e mais rápido do que se comparado com uma cirurgia vascular convencional.
O tratamento a laser dói?
Geralmente são procedimentos que não causam dor. Para o laser transdérmico, o laser pode ser usado em baixa energia, evitando que o calor seja agressivo, além disso, ele pode ser combinado com outros equipamentos de refrigeração da pele, para eliminar o desconforto. Já o laser endovenoso é utilizado após uso de anestesia, ou seja, torna o procedimento indolor.
Como ambos são minimamente invasivos, isso diminui a chance do paciente sentir dor após os procedimentos.